Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Coleta de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento começa no dia 4 de abril 

29/03/2023

Os municípios mineiros devem ficar atentos ao início do processo de Coleta de Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que ficará aberto de 4 de abril até o dia 30 de maio de 2023. Administrado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNSA/MCID), o SNIS é o maior e mais importante sistema de informação do setor de saneamento, de onde são planejadas e executadas as políticas públicas na área.


A coleta destes dados auxilia o Governo Federal, estados e municípios não só no planejamento e execução destas políticas, mas na orientação e aplicação de recursos públicos, na geração de conhecimento e na avaliação do setor de saneamento, na avaliação do desempenho dos serviços e no aperfeiçoamento da gestão. Orientar as atividades regulatórias e de fiscalização, possibilitar o exercício do controle social e auxiliar os municípios e seus respectivos prestadores de serviços no planejamento e avaliação de suas atividades, também são objetivos do SNIS.

De acordo com a SNSA, a coleta de dados se refere aos componentes: I) Manejo de Drenagem e das Águas Pluviais Urbanas; II) Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos; e III) Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
 
As informações do SNIS são fornecidas exclusivamente pelas Prefeituras Municipais e a coleta de dados referente ao “Manejo de Drenagem e das Águas Pluviais Urbanas” são feitas por meio do link: SNISWeb

Já os dados referentes a “Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos e  Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”, os formulários estão disponibilizados por meio do link: SNIS Drenagem.
 
 

 Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação